Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

WHOW! Souberam inovar!

8 de agosto de 2017

Tudo começa pelo nome do evento – WHOW! Festival de Inovação. Não era um seminário, nem congresso ou workshop.

A organização nos preparou para um festival e deu um show em relação a como logística e comunicação são fundamentais, inclusive, para que um evento seja um sucesso. Para isso, é preciso que gere interesse pelo assunto, atraia um público qualificado – entenda-se conectado aos temas e propósito do evento – que o espaço tenha condições de reunir as pessoas conforme suas expectativas, com palestrantes que falam várias línguas para várias tribos, idades, gêneros, personalidades, experiências, históricos…. E que não usam ternos, que não sejam puro ego e não ajam de forma clichê.

Não havia dress code, mas houve grande sinergia na forma de todos se vestirem, de maneira confortável.

Isso tudo já é inovador para um evento com foco corporativo ou comercial. Nenhum papel impresso, nem coffee break com café e pão de queijo, tampouco modelos de uniforme preto nos chamando para entrar nas salas.

E sabe o que funcionava super bem? O CRACHÁ!! Dava para ler os nomes das pessoas, sem ter que puxar da pessoa ou disfarçar para conseguir ler. Por mais tolo que possa parecer, isso também foi inovador demais!! Um crachá que cumpre o seu papel.

O programa permitia que fizéssemos visitas criativas a empresas que servem de benchmarking para nossos negócios e franquias, ou poderíamos escolher que pilar melhor nos atenderia em termos de experiências, oficinas, palestras ou conteúdo na sede do Festival.

Eventos sempre enobrecem os vencedores, o que dá certo e, no franchsing, principalmente, as histórias de sucesso. É nisso que um empreendedor se baseia para investir em uma franquia. Em geral, não há quem dê depoimento sobre a loja que fechou, a escola que não matriculou, clínica que não tratou. Mas, um dos temas tratados no WHOW foi “Minha Start Up falhou, e agora? ”

Falaram do que não deu certo, ensinaram a partir dos próprios erros, desmistificaram as receitas de sucesso! Nos tiraram da zona de conforto e do recorrente mais do mesmo. Tudo tão compartilhado, simples e genuíno. Assim como o ato de empreender, faça simples, mas cause impacto. Saímos de lá falando “Whow!!”

Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.