Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Vem chegando o TREM – Trilha de Referência ao Empreendedor

27 de outubro de 2014

Marcelo Pimenta (menta90) é professor da ESPM e criador do Laboratorium


“Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem
Ói, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho éon”

Raul Seixas

Recebo constantemente contatos por email, por skype, pelo Facebook, pelo twitter de pessoas que estão com dúvidas durante a jornada de empreender negócios inovadores.  São empreendedores em estágios diferentes que têm diversas dúvidas… O que fazer? Como fazer? Como escolher um sócio? Como transformar uma ideia em realidade? Como validar um negócio? Quando e como encontrar um investidor?

Soma-se a essa demanda individual, o contato de instituições, escolas, centros profissionais, incubadoras e empresas que gostariam de ajuda para poder implementar um programa de empreendedorismo. Mas que não sabem por onde começar.

Minhas atividades como professor, como consultor, como palestrante e mentor me proporcionam uma experiência onde aprendo muito no contato direto com empreendedores e diferentes atores desse ecossistema.  Só para dar uma ideia de por onde ando, além das aulas na ESPM em São Paulo, nessas três últimas semanas estive em Goiânia (GO), Recife (PE), Cuiabá, Barra do Garça, Água Boa e Canarana (MT) – e nas próximas vou a Porto Alegre (RS), Teresina (PI) e volto duas vezes a Cuiabá (MT), para o WORK IF, do Instituto Federal do Mato Grosso, e depois para o Seminário Brasileiro de Inovação e Design (do Sebrae Mato Grosso).

Em cada conversa, sala de aula, projeto, visita, leitura venho juntando elementos que, reunidos, me parecem que fazem sentido que sejam compartilhados, de forma a permitir que o empreendedor possa saber onde ele está – e quais os passos ele pode/precisa seguir a caminho da concretização e sucesso do seu negócio.

Criar uma trilha para o empreendedor foi um desafio que me foi proposto pela primeira vez de forma direta quando fui convidado, pela Leticia Janicsek, para falar no TEDx Jovem Pelourinho  em 12 de outubro de 2013. O briefing da palestra era propôr um  possível caminho a ser seguido pelo empreendedor iniciante – foi um dos primeiros TEDx Youth no Brasil. Na ocasião, refleti, pensei e acabei construindo a palestra que vocês podem conferir no vídeo aqui linkado.

De lá para cá o assunto voltou à tona em outras  ocasiões. Foi o tema da minha palestra de abertura do palco Hypatia na Campus Party de São Paulo em 2014. Quando aceitei o convite do Daniel Fernandes, editor desse blog, para contribuir semanalmente para o Blog do Empreendedor nesse PME Estadão, já tinha informado a ele que posts poderiam fazer parte de uma coleção. Alguns temas aqui tratados estariam conectados para melhor guiar, orientar, sugerir – sempre nessa ideia de proposição – evitando qualquer caráter dogmático, doutrinário ou definitivo – mas um MVP, um protótipo funcional do que poderia vir a ser essa metodologia.

Desse processo de iteração, de aperfeiçoamento, junto com minha sócia, amiga e mentora Marcia Matos, conseguimos chegar nessa versão Beta do TREM – Trilha de Referência ao Empreendedor, uma caminho que possa inspirar empreendedores. Uma referência licenciada em Creative Commons, para que possa ser utilizada, adaptada e distribuída gratuitamente por quem desejar. Fizemos uma apresentação preliminar do conteúdo na Feira do Empreendedor do Recife (você pode conferir aqui), mas o lançamento dessa primeira versão se dará no Universo IF, em São Luis do Maranhão, no próximo dia 4 de novembro, em palestra no primeiro dia do IX CONNEPI.  Nosso objetivo é de contribuir com linguagem simples, direta, sem firulas, uma sequência de conteúdos adequados à nossa realidade e conectados com as ferramentas e práticas mais atualizadas do que se está fazendo em todo o mundo.

Quem quiser embarcar e contribuir nessa jornada, seja bem vindo ao TREM.

“Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem

Ói, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem”

Deixe um comentário: