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Um apanhado geral sobre a maior feira de Franchising de 2018

5 de junho de 2018

Ela está chegando, acontece de 27 a 30 de junho próximos e, em ano de Copa do Mundo é sempre desafiador, para os expositores, concorrerem com as melhores seleções de futebol. Para isso, trazem suas melhores equipes ao Expo Center Norte!

Para quem está curioso com o que há de novidades, tendências, ou mudanças nas franquias, a agenda precisa ficar melhor organizada em função do tamanho do evento, das oportunidades que podem estar expostas pelos corredores competindo com a vontade de estar com os amigos e familiares, em momentos que misturam descontração e tensão, tendo ainda que trabalhar muitas horas em dia de jogo, como vai acontecer este ano!

São, como sempre, 4 dias de feira, em que 400 marcas, que atuam dentro do Sistema de Franchising, expõem seus negócios e diferenciais, atraindo cerca de 65 mil visitantes, de curiosos a empreendedores – futuros franqueados e franqueadores, fornecedores do Sistema e executivos de empresas interessadas em fornecer e trabalhar para franqueadores e/ou franqueados. Start ups fazem parte desse universo nos últimos anos.

O comportamento médio a cada dia da feira, ao longo dos anos tem sido, mais ou menos, assim: no 1º dia, fornecedores de sistemas (hardware e software), aplicativos, seguros, projetos de lojas (arquitetos), equipamentos, novas consultorias assediam os expositores ávidos por apresentarem seus produtos e serviços antes que todos, justamente quando os franqueadores – o que mais querem ver, são pessoas interessadas em suas franquias. Exatamente no 1º dia do evento com o forte objetivo de expor franquias (negócios) a potenciais franqueados (investidores). Chega a ser muito engraçado ouvir os comentários dos franqueadores amigos antigos sobre o erro estratégico desses fornecedores, ano após ano. Não fazem ideia de quanto se investe para estar em uma feira dessas para prospectar, atrair interesse, vender e não para comprar.

No 2º dia, o melhor perfil de interessados em franquias, aparece na Feira. São pessoas que estudaram as marcas que interessam, de acordo com mercado, crescimento, tendências de consumo, comportamento de consumidor, marcas novas ou inovadoras, consolidadas e com reposicionamento, investimento compatível com o que pretendem investir, vão direto ao ponto. Pequenos grupos de franqueadores que se encontram, sem querer, em esquinas de corredores e trocam ideias sobre como está o movimento este ano. Corredores cheios, mas sem “muvuca”, movimento que flui, interessante de observar. Gostoso participar, saindo de uma palestra e outra que dou.

3º dia: sexta feira – reunião dos gestores comerciais, gerentes de áreas, “marcadas naquela tarde pra inglês ver e chefe acreditar”, autônomos, amigas pensando em mudar de vida (lê-se qualidade de vida), os em busca do Plano B ou aposentadoria, duplas de homens charmosos trocando ideias sobre canais de marketing e mercado, dentre outros tipos lotam os corredores. Sexta feira é uma festa, deliciosa.

Ah! Não posso esquecer de citar os famosos: em geral, entre na 4ª e 5ª feira sempre vem, de 2 a 4, celebridades aguçar fãs a fazer não sei o que, não sei se vendem franquias, mas que diverte e bagunça, isso faz. Não sabemos quem irá este ano, mas é certeza que Neymar não irá! Xuxa, Ronaldos (ão, inho), Guga, Luciano Zafir, Pedro de Lara, Gretchen, Mariana Ximenes são alguns dos que já foram.

Sábado: Dia dos humanos que não podem ir durante a semana, colecionam brindes e ficam com o que restou de energia, voz, força dos expositores. Há que faça venda dos sapatos e tênis das marcas que vendem em suas franquias antes de acabar a Feira, estilo Xepa, mesmo! Já comprei coisas maravilhosas a preços fantásticos!! (Risos)

Tudo isso entremeado a muito conhecimento, investimento de tempo, conteúdo, responsabilidade e anos de trabalho de muitos que estão lá ao longo de 27 anos, como eu. Cada ano, um novo capítulo, deste livro rico de histórias!

Temos mais um texto meu, aqui no Blog do Empreendedor, antes da Feira e, nele, vou dar as dicas para empreendedores se organizarem detalhada e individualmente, para pesquisarem em cima de seus objetivos ao visitarem a Feira. Até mais!

Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.