Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Super Bowl para empreendedores

6 de fevereiro de 2017

O evento esportivo mais importante dos Estados Unidos, chamado Super Bowl, é também o maior acontecimento da televisão americana. A audiência de ontem foi estimada em mais de 114 milhões de espectadores. Os Estados Unidos literalmente pararam para ver o jogo.

Mas não são apenas os finalistas da NFL (National Football League) que se enfrentam. Também acontece uma acirrada disputa nos bastidores da propaganda.  Mostrar um comercial na TV, de apenas 30 segundos, durante o jogo de ontem, custou estimados 5 milhões de dólares (aprox. 16 milhões de reais).

Uma pesquisa de 2016 afirmou que 17% da audiência considera o intervalo comercial mais interessante que o jogo em si. E não é à toa, pois alguns dos comerciais são verdadeiras obras de arte e engenhosidade, empacotando em alguns segundos uma mensagem forte o suficiente que pode ser capaz de influenciar a cultura de um pais. Apenas para lembrar, foi no Super Bowl de 1984 que a Apple mostrou um empolgante comercial dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Alien, Gladiador, etc) promovendo o lançamento do computador Macintosh.

Mas o motivo de eu trazer toda esta história de futebol americano é que ontem foram mostrados, nos segundos mais caros da TV de todo o mundo, 2 comerciais que fazem uma homenagem a empreendedores fundadores:

1.       Papa John é uma rede de pizzarias, e no comercial de ontem mostrou a história de como seu fundador, John Schnatter, vendeu seu estimado carro para comprar um forno de pizza. Uma história de gente simples em busca de um sonho, próxima de qualquer empreendedor.
(Veja o comercial)

2.       A cerveja Budweiser (hoje sob o comando dos brasileiros da turma do Lemann & InBev) mostrou a difícil jornada do imigrante alemão Adolphus Busch, até encontrar um sócio nos Estados Unidos e iniciar o negócio num aperto de mãos. Não tem como não se emocionar
(Veja o comercial)

Também foram mostrados 2 comerciais com foco direto a empreendedores iniciantes, que querem abrir suas empresas começando por registrar o endereço de site ou construindo a própria página de internet:

1.       A Squarespace é uma empresa de registros de domínios e internet, e o comercial mostra a dificuldade do ator John Malkovich em registrar próprio nome para iniciar um negócio de roupas. Hilário  ou não, na opinião de Malkovich.
(Veja o comercial)

2.       Para quem quer iniciar o próprio negócio com um site, a Wix.com tem a solução. O comercial conta com famosos atores de ação e mostra as aventuras e desventuras de um jovem chef tendo que adaptar seu site às constantes mudanças de ambiente.  Parte 1 e parte 2.

Considero muito, muito importante destacar a importância simbólica que alguns dos segundos mais caros da televisão mundial foram dedicados a empreendedores. O que significa que, pelo menos nos Estados Unidos, empreender está mais na moda do que nunca. Tomara que aqui no Brasil a moda pegue.

Ivan Primo Bornes – o fundador do Pastifício Primo (www.pastificioprimo.com.br) escreve toda semana. Quer fazer uma pergunta ou comentário? Escreva para ivan.primo@pastificioprimo.com.br

 

Deixe um comentário: