Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Star Wars e a formação de Equipe

23 de julho de 2015

Continuo minha saga de traçar paralelos entre a formação de um empresário e Star Wars. Na semana passada escrevi sobre o surgimento da vontade de empreender (http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/star-wars-e-o-surgimento-do-empreendedor/).

Meu pensamento de hoje dedicado à Equipe – e minha crença pessoal de que nada acontece sem uma equipe. Nada. Nadinha. Essa é minha teoria – bastante óbvia, não é? Porém, ainda me surpreendo que muitos que pretendem iniciar negócios pensam mais na primeira pessoa do que no plural, e não percebem a real importância da equipe.

Pois mesmo que uma “super ideia original” seja a faísca de um negócio, mesmo que o fundador forneça a energia vital para colocar tudo em movimento, é na escolha da equipe que a mágica acontece. Uma empresa sem pessoas é oca e sem sentido. E um empreendedor sem um time é uma piada. São pessoas que fazem a ideia inicial do negócio reverberar, aglutinar, se espalhar, tomar forma, ocupar espaço, fazer sentido e virar realidade.

Aí entra Luke Skywalker em sua jornada galáctica, onde vejo representadas muitas das etapas que um líder de empresa vai passar em busca da formação de uma equipe.

No começo um herói jovem e relutante como tantos, Luke vai formando um time de pessoas – e robôs- que arriscam tudo para segui-lo. Seu carisma, exemplo e altruísmo conquistam talentos valiosos para a causa e – o mais importante – talentos complementares. Você percebe semelhanças com você e sua empresa? Ótimo, você está no caminho certo. Não? Volte e reconfigure-se, pois está tudo errado!

Um empreendedor precisa saber se cercar das capacidades que lhe faltam. A diversidade de pensamento e talentos no grupo aumenta em muito as chances de sucesso. Saber administrar um conjunto de pessoas assim diversas é -em si- uma das grandes necessidades básicas de qualquer empresário, tanto quanto um de seus maiores desafios.

A inusitada equipe que Luke vai formando ao longo dos filmes para combater o Império e o assustador Darth Vader é uma demonstração de liderança devotada em busca de um objetivo definido: o sucesso do empreendimento.

Destaco os principais do time estelar de Luke, e algumas características que considero super bacanas:

- Princesa Leia, estrategista e formadora de valores, une o grupo e mostra uma causa maior – no filme, a liberdade

- Han Solo, um mercenário que é cativado pelo carisma de Luke, sabe lutar e tem a malícia para sobreviver – seu grande braço direito nas aventuras

- Chewbacca, copiloto de Solo, ótimo mecânico e bom coração (com algum problema de comunicação inclusive).

- Obi-Wan, Jedi que inicia Luke no conhecimento da “força” e desperta o gosto por aventuras

- Yoda, Jedi que prepara Luke para o grande desafio final através de um treinamento focado em resultados.

- R2D2, um robô esperto com características muito peculiares e ética inabalável

- C-3PO, androide fluente em zilhões de línguas… e levemente covarde

- Lando, contrabandista de moral duvidosa que também ajuda em momentos importantes

E você, qual sua equipe?

Focada em resultados?

Então, que a força esteja com você.

IVAN ‘PRIMO’ BORNES

Ainda hoje descobre inspiração e diversão nos ensinamentos Jedi e adora trabalhar com sua Equipe que tem a “força”