Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Quer empreender? Aprenda com sua mãe

10 de maio de 2017

O Dia das Mães se aproxima e, além de ser muito esperada pelo varejo, essa data invariavelmente nos faz lembrar de maneira especial da nossa própria mãe. Todo mundo tem uma mãe e, independentemente da relação que mantemos com elas, não dá para negar que se estamos aqui é porque… elas foram empreendedoras. Isso mesmo! Muitas vezes as nuances próprias da relação entre mãe e filho ofuscam essa característica da figura materna, mas se a analisarmos de maneira mais racional fica claro que toda mãe é uma empreendedora.

Mas, então, como aproveitar para aprender com elas aquilo que podemos aplicar também nos negócios? Vou destacar alguns aspectos aqui e te convido a relacioná-los com suas lembranças maternas, ou mesmo observando sua mãe nos dia de hoje – se você for um sortudo de ainda tê-la por perto.

A resiliência é uma das características facilmente percebidas nas mães. A espera pelo nascimento do bebê, o parto, a amamentação, as noites sem dormir… Você certamente não se lembra, mas sua mãe foi bastante resiliente para enfrentar isso tudo. Para um empreendedor, essa também é uma característica muito importante. Não dá para imaginar que você vai deixar um trabalho fixo, com carteira assinada, para empreender e que sua vida continuará sendo a mesma. Você certamente terá que abdicar de algumas coisas em prol de estar na sua empresa e fazê-la crescer.

Ainda pensando em nossas mães, elas também são campeãs na arte de persistir. E nisso muitos pais também são especialistas. Educar exige persistência, afinal aprendemos pela repetição. Do lado do empreendedor, se ele não persistir não chegará a lugar algum, ainda mais em um mercado cada vez mais global e competitivo.

Você está reconhecendo essas características na sua mãe? Pois é, e tem muitas outras: coragem, criatividade, capacidade de improviso e otimismo. Claro que nenhuma mãe, e nem um pai, é assim o tempo todo, afinal, somos humanos. O mesmo acontece com o empreendedor. Não dá para esperar dele otimismo, criatividade, e coragem em 100% do tempo, mas há momentos em que essas características são essenciais para manter um negócio e fazê-lo crescer. Por isso, vale a pena procurar desenvolvê-las. Não é a toa que muitas mães se dão muito bem quando decidem empreender também em suas vidas profissionais. A maternidade já as preparou para várias das situações que têm que enfrentar no dia a dia à frente das empresas. Por isso, nesse Dia das Mães, aproveite para conhecer um pouco mais do lado empreendedor da sua; você vai se surpreender!

Stelleo Tolda é COO (Chief Operating Officer) e co-fundador do Mercado Livre.

Deixe um comentário: