Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Quem é o seu Sid? O funcionário que perdeu 42 quilos, o trabalhador dedicado ou a pessoa que diz ‘eu te amo’ para motoristas raivosos?

5 de março de 2015

Rafael Mambretti escreve toda quinta-feira

Esse não será um post “padrão”, essa será uma dedicatória a uma pessoa que conheci por conta da Carbono Zero Courier e, nesse começo de mês, foi recompensado de forma mais que merecedora, ainda que, na minha opinião pessoal, demoramos para entregar essa recompensa.

Esse post é para o Thiago Mourão, o Sid. Hoje ele é, com muito orgulho, um dos donos da Carbono Zero, mas ele começou há cerca de 1 ano e meio simplesmente fazendo o que mais ama: pedalar! O apelido deriva do esquisito animal da Era do Gelo com nome Sid, pois ambos possuem semelhanças, e não só físicas, assustadoras. E, antes de mais nada, também quero declarar que o apelido já veio com ele, não foi nossa autoria =).

A história de vida do Sid é bem interessante e não será aqui descrita, não é o ponto, mas o Sid é um guerreiro. Como muitos de nós passou por altos e baixos e hoje sempre encara tudo com um sorriso no rosto. Para saber um pouco mais da história pessoal do Sid, dá uma olhada nessa matéria que fizeram com ele. (Ele ganhou uma bicicleta do ex-sogro, pesava 118 quilos e perdeu 42 quilos)

Voltando ao ponto, o Sid começou a pedalar com a gente como um freelancer, em pouco tempo passou a ser o biker que mais produzia, pedalava e trabalhava. Em diversos momentos tentamos assediá-lo para fazer parte da equipe, mas ele não queria. Bem, se estava bom para ele e bom para nós, então estava resolvido!

O Sid rapidamente se mostrou, não só no pedal, uma pessoa fora do padrão. Sempre atento com questões de atendimento ao cliente, postura dos ciclistas e cuidado no trânsito.

O Sid, acima de tudo, é um ativista da vida, da felicidade e, para ele, a bike proporciona muito isso, então, nada mais natural dele querer botar todo mundo para pedalar.

O tempo passou e finalmente ele cedeu aos nossos avanços e se tornou, no começo do ano passado, supervisor-faz-tudo na nossa equipe. A figura que queríamos replicar, o molde para futuros ciclistas, o nosso “benchmark”, mas muitas vezes por ser um profissional ‘fora da curva’ a história do benchmark caia por terra.

Sid é o primeiro a chegar e o último a sair, o Rogério Ceni da Carbono Zero, aquele cara que tem paixão pela camisa que veste. Sid não é perfeito, ele tem falhas, comete erros, afinal, é um ser humano, mas as qualidades que ele possui caem como uma luva para o que precisamos, os defeitos dele tem pouco impacto na sua função e podem ser trabalhados (e sei que já estão por ele mesmo).

Mais uma vez o tempo passou (sempre passa, não?) e o Sid foi recompensado com uma participação na empresa. Se tornando um dos sócios, fez por merecer e sabemos que merecia muito mais. Somos uma empresa pequena, somos limitados, não temos um caminhão de dinheiro para jogar no colo do Sid (por mais que ele mereça e eu queira vê-lo rico). Premiá-lo com uma participação foi a forma que encontramos de agradece-lo, de fazer com que ele se comprometa ainda mais com o que já está comprometido, de fazer com que o suor dele seja mais tangível, de fazer com que ele pense mais no todo e de que se preocupe com o futuro.

Aprendo com o Sid, ele me inspira, tenho orgulho de trabalhar com ele e de ser seu amigo, algo que levarei para o resto da minha vida. E você? Quem é o seu Sid? O que você está pensando para fazer com que ele esteja mais próximo de você?

Quer que ele seja seu sócio? Quer que ele esteja com você nessa jornada?

Um abraço, Rafael