Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Proatividade: primeiro hábito do empreendedor eficaz

30 de março de 2015

@menta90 escreve às segundas no Blog do Empreendedor

Pode pesquisar em qualquer um dos casos de empreendedor ou empreendedora de sucesso que você já ouviu falar. Todos, sem exceção, foram, à sua maneira, proativos. A proatividade é a força motriz para que consigamos AMPLIAR nosso círculo de influência – REDUZINDO o espaço do círculo de preocupação que todos temos.

Ela é primeiro hábito descrito por Steven Covey no best-seller os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Ele descreve com maestria e fluência visual que somos, cada um de nós, responsáveis por nossas vidas. As influências externas interferem na medida em que não agimos para evitar que elas atrapalhem nossos planos.

O hábito da proatividade (ou da reatividade), decorre de modelos mentais que construímos ao longo da vida.  Esses modelos agem em direções opostas como podemos ver a seguir. No modelo REATIVO de pensar e agir, ganha força a energia que faz com que nosso círculo de influência se reduza, como na figura abaixo.

Assim, as influências externas se tornam mais fortes que a capacidade de cada um de reagir frente às dificuldades.  Dessa maneira, aquele que só reclama, que só fica pensando em todas as intempéries que podem acontecer e que não age no sentido de fazer valer sua vontade e seu modo de fazer as coisas, apequena seu círculo de influência. Fica mergulhado num mar de preocupação, com um resultado que poderia estar assim representado:

Já aquele que escolhe agir para fazer acontecer, consegue energia para expandir seu círculo de influência.

Agindo dessa maneira, com proatividade, consegue reduzir ao máximo seu círculo de preocupação – pois age para ampliar sua capacidade de resolver o que precisa ser resolvido. O resultado pode ser representado na figura abaixo:

Covey lembra que quem é proativo assume a responsabilidade por suas escolhas:

“Responsabilidade – respons-abilidade -, a habilidade para escolher sua resposta. Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou condicionamentos. Seu comportamento é produto de sua própria escolha consciente, baseada em valores, não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos.”

Portanto, seja proativo. E vá sempre na direção do seu propósito. Esse é um comportamento essencial que deve acompanhar o empreendedor por toda sua a vida.

2 Comentários Comente também
  • 30/03/2015 - 15:20
    Enviado por: Denilson

    Muito bonito para o país do escritor Steven Covey, livre, baixa corrupção, baixa interferência do governo, regras CLARAS, não perde uma geração por planos econômicos mal sucedidos, etc.
    O Brasil não é para amadores, nem falastrões.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/03/2015 - 15:28
    Enviado por: Denilson Rezende

    Bonito nos EUA, regras CLARAS, governo parceiro,baixa interferência estatal, corrupção controlada, sem planos econômicos que perderam uma geração, etc,etc.
    No Brasil esses autores não duram 2 anos com empresa.
    O Brasil não é para amadores ou teóricos

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário: