Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Por mais empreendedores assim

4 de junho de 2018

Uma fórmula para manter um pequeno negócio, motivado pela necessidade, em comunidades de baixa renda e em cenários marcados pelo desemprego e pela violência. Essa é a proposta da Besouro Agência de Fomento Social, de Porto Alegre, que desenvolveu uma metodologia própria e promove cursos de capacitação gratuitos em favelas, vilas e periferias do Brasil.

Vinicius Mendes Lima é o tipo de empreendedor cada vez mais necessário neste mundo: engajado e capaz de transformar projetos sociais em empresas que aliem lucratividade e impacto social. Ele mesmo originário da periferia da capital gaúcha, foi com muita dificuldade que conseguiu completar seus estudos de Administração e Marketing e investiu num mestrado na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais na Argentina.

Desta experiência de vida e estudos surgiu a Besouro e um método diferente e diversas outras propostas sociais nas comunidades carentes: Vinicius apostou em ensinar e promover o empreendedorismo com foco em resultados e com um acompanhamento diferenciado.

“Entre morros e vielas, em um ambiente hostil, onde não há sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar sua família. Quando comecei a estudar o poder econômico e de desenvolvimento que existe dentro das comunidades, conheci muitos empreendedores que deram certo, que ganham dinheiro – mais do que muita empresa do chamado ‘asfalto’. E essas pessoas entendem muito de gestão, marketing, pessoas e finanças. Só que de forma empírica, e não teórica.”

No vácuo entre as ações e investimentos sociais promovidos pelas empresas do terceiro setor e projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelas do segundo, Vinicius buscou parcerias com empresas que querem ampliar ações de responsabilidade social. O sucesso e a eficiência de sua metodologia de ensino chamaram atenção de fundações e até do poder público: já está sendo aplicado hoje em 80 cidades brasileiras com maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), incluindo Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Seguro e Florianópolis, em parceria com o Governo Federal.

Os cursos são intensos: 30 horas de aulas presenciais, divididas em 10 módulos temáticos e cinco encontros e, ao final, o aluno sai com um plano de negócios e estruturação que lhe permitem iniciar o empreendimento no dia seguinte.  Depois, ocorrem o acompanhamento presencial e a orientação técnica de  uma equipe por 90 dias, que entra em contato com os novos empreendedores e tiram dúvidas, acompanham o andamento do pequeno negócio, a comunicação, as finanças, vendas e fluxo de caixa.

“O método de ensino é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato”

A Besouro em números de abril 2018
40  cidades atendidas
12  Estados
mais de 600 alunos matriculados
1.560  horas de aulas práticas
mais de 400 marcas criadas
mais de 400 alunos incubados
5.000  ligações de acompanhamento
4.865 minutos de consultoria online
100% dos negócios incubados na metodologia By Necessity, exclusiva da Besouro, estão gerando renda
70% é o aumento de renda média
7  dias é o prazo para que o aluno projete o negócio com geração de renda
100%  de aumento de renda após 30 dias

Por mais empreendedores assim! Além de tocar a Besouro, Vinicius é autor dos livros ‘A riqueza das favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas’, e ‘By Necessity’, literatura didática sobre sua metodologia. É também docente na Faculdade de Administração Mario Quintana (Famaqui) e na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), ambas em Porto Alegre/RS.

Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br).