Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Pensar fora da caixa

2 de junho de 2014

Marcelo Pimenta é professor de Inovação da ESPM

Não há consenso com relação a origem da expressão “pensar fora da caixa”.  Ela é comumente usada sempre que se espera por algo criativo, novo, ainda não imaginado.  Muitos atribuem ela a uma resposta para poder resolver o desafio que ilustra esse post.

Você seria capaz de unir esses nove pontos através de quatro linhas retas – feitas SEM TIRAR A CANETA DO PAPEL (nem voltar com a caneta por cima da linha)? A caixa é um padrão reconhecido muito facilmente pelo cérebro, por isso, para conseguir vencer essa charada, você precisa pensar fora da caixa!

Enquanto você tenta achar o resultado, vale lembrar que a criatividade é um fator, cada vez mais, importante nos negócios. A possibilidade de copiar modelos que estão dando certo faz da diferenciação fator fundamental para atingir lucratividade.

Por isso, é preciso ter novas ideias, combinar conceitos, experimentar novas ofertas, mixar produtos e serviços, buscando oferecer uma experiência única. Se você está com dificuldade de pensar como fazer isso, deve exercitar sua criatividade visitando museus, ouvindo músicas diferentes, lendo autores de diferentes estilos literários, experimentando novos sabores, fazendo novos amigos.

Afinal, a criatividade é como exercício físico: quem mais pratica, melhor está preparado. E você? Já encontrou a solução para o desafio? Gravei esse vídeo no youtube para mostrar a você como é possível, com criatividade, encontrar solução para coisas que, aparentemente, parecem impossíveis.

Mas para isso tem que PENSAR FORA DA CAIXA!