Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Oito locais obrigatórios em São Paulo para inovar seu conhecimento e rede de contatos

23 de fevereiro de 2018

Independentemente do que você faz na sua vida profissional, você não continuará seguindo em frente se não ampliar seus conhecimentos e sua rede de contatos. Se concordar com isso, precisa conhecer oito locais na cidade de São Paulo que organizam eventos (em sua maioria, gratuitos) com conteúdo, pessoas e ambientes incríveis.

Por ordem alfabética (para os amigos não ficarem com ciúmes), estes locais são:

Ahoy! Berlin São Paulo: Na ponte Cidade Universitária, bem perto da USP, mas do lado Pinheiros, fica a Ahoy!. É também é um coworking, mas é um centro de inovação usado por muitas empresas e startups. O número de eventos não é grande se comparado aos outros locais, mas a curadoria do Luiz Morcelli, fundador da Ahoy!, é sempre inspiradora. Participe com a certeza de que todos os eventos serão de alta qualidade. Aqui não há desculpas da localização: Fica do lado da estação Cidade Universitária. Para saber o que vai acontecer de bom na Ahoy! siga-a no Facebook e o Luiz no Linkedin.

Campus São Paulo: É o coworking do Google que fica bem próximo do início da Avenida Paulista, na altura da estação Brigadeiro Luís Antônio da Linha Verde do metrô. Aqui os polivalentes André Barrence e Fernanda Caloi liberam o auditório para diversos eventos de tecnologia, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Um detalhe importante aqui é que, além dos eventos, você pode se tornar um membro do Google Campus São Paulo e trabalhar no coworking gratuitamente. Neste caso, faça inscrição prévia no site e assine a newsletter do Campus.

Cubo: Uma iniciativa do Banco Itaú em parceria com o fundo de investimento Redpoint eVentures, o Cubo se posicionou como um centro de empreendedorismo tecnológico, hospedando dezenas de startups. Aqui, Flávio Pripas e Dany Carvalho, sempre recebem com muita hospitalidade e um grande sorriso no rosto os convidados dos muitos (mas muitos mesmos) eventos que sediam. O Cubo fica na Vila Olímpia, em uma rua tranquila com muitos estacionamentos ao redor. Para estar sempre presente no Cubo, assine a newsletter.

Estação Hack: Na Avenida Paulista, bem na frente do prédio da FIESP, onde ficava a sede do Banco Real, agora é ocupado pela poderosa Wework, a maior rede de coworkings do mundo. Em um dos andares, o Facebook criou a Estação Hack, uma combinação de escola de negócio e tecnologia, aceleradora de startups, coworking. O público-alvo são jovens com interesse em tecnologia e negócios sociais. Quem conhece a Maure Pessanha e Camila Achutti, que lideram a Artemísia e Mastertech, parceiras do Facebook nesta iniciativa, já sabem do seu nível de competência, comprometimento e do alto padrão de qualidade que elas impõem em seus projetos. O que acontece na Estação Hack, é claro, é postado na sua página no… Facebook.

Eretz.bio: Se você atua na área de saúde e não conhece (presencialmente) a incubadora de novos negócios do Hospital Albert Einstein que fica na Vila Marina, bem próximo da estação do metrô, já deve ter perdido, no mínimo, uns 20 eventos importantes desde que o espaço foi inaugurado no final do ano passado. Sob a liderança do Cláudio Terra, diretor de inovação do hospital, a Eretz (terra prometida em hebraico) organiza diversos eventos todas as semanas. Para não perder as próximas oportunidades, assine a newsletter no site e siga o Cláudio no Linkedin.

inovaBra Habitat: Quase na esquina da Avenida Paulista com Rua da Consolação, do lado da estação Consolação da Linha Amarela do metrô, há um prédio novinho. Este é novo espaço de co-inovação do Bradesco. Nos dez andares, há departamentos de inovações de grandes empresas que se integram entre si e quase 100 startups e grandes empresas de tecnologia. No décimo andar, o auditório recebe até mais de um evento quase todos os dias. Aqui merece destaque o desempenho das equipes do Fernando Freitas, Renata Petrovic e Paulo Cheberle, que em pouco mais de um mês conseguiu fazer um avião decolar. Para saber quais serão os próximos eventos, entre no site.

Oxigênio: A aceleradora do Grupo Porto Seguro fica no meio do bairro dos Campos Elíseos e há 10 minutos (caminhando) da Estação Marechal Deodoro. O local é co-administrado pela Liga Ventures, fundada pelo Rogério Tamassia com a equipe da Porto Seguro, sob a liderança do Italo Flammia. Além dos eventos de tecnologia, carreira, empreendedorismo e inovação, há o já consagrado Pitch ‘n Pizza, quando os empreendedores fazem pitches para executivos e outros convidados e depois todos se reúnem para um rodízio de pizza.  Para ser avisado dos próximos eventos, assine a newsletter.

Wayra Brasil: Além de ser uma das mais consagradas e experientes aceleradoras de startups do Brasil, a Wayra, do grupo Telefónica, sob a coordenação do Renato Valente e Carol Morandini, também organiza eventos no seu moderno escritório que fica na Bela Vista, perto do Shopping Paulista. Uma das características dos eventos na Waya é que, pelo formato do auditório, os eventos são sempre mais intimistas e pessoais, incentivando assim a maior participação dos presentes. Acompanhe o que acontece

Desta forma, se quiser investir em sua carreira profissional, salve as URLs, favorite as páginas, assine as newsletters destes locais e, o principal, bata seu recorde pessoal em participação de eventos, novos conhecimentos, novos contatos e amigos!

Marcelo Nakagawa é Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan.