Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

O segredo (do sucesso) está nas pessoas

19 de abril de 2017

Começar um negócio sempre exige muita energia de quem empreende. E quando se trata de criar algo em que pouca gente acredita, tudo se torna ainda mais desafiador. Mas isso não é novidade; basta olhar para a história de alguns dos maiores inventores da humanidade… Poucas pessoas colocavam fé em seus experimentos até vê-los funcionando.

E hoje não é diferente. Mesmo com todas as facilidades oferecidas pela tecnologia e pela internet, empreender significa sonhar grande e isso muitas vezes soa como loucura aos menos destemidos. Lembro bem, em meados de 1999, quando disse sim ao convite do Marcos Galperin para lançar o Mercado Livre no Brasil. A empresa dava os primeiros passos na Argentina e simultaneamente assumi o início da operação brasileira. Muita gente achou loucura, afinal a maioria das pessoas ainda não tinha nem ouvido falar em internet, que dirá em e-commerce!

O que nos fez continuar foi sem dúvida nossa determinação, em primeiro lugar, mas também o fato de termos encontrado pessoas que decidiram sonhar conosco e atuar como verdadeiros empreendedores e protagonistas do negócio. Isso fez toda a diferença. E hoje, passados quase 18 anos desse início da empresa, tenho cada vez mais certeza de que o segredo do sucesso está nas pessoas.

Por isso se você é um empreendedor ou está pensando em empreender, para trabalhar com você procure por pessoas que também desejem uma carreira empreendedora. Em um mundo competitivo como o que vivemos hoje e cheio de alternativas – foi-se o tempo em que sucesso era sinônimo de iniciar e terminar a carreira em uma mesma empresa – todo profissional precisa tratar sua carreira como se fosse sua própria empresa.

No Mercado Livre, algumas das principais iniciativas que tomamos ao longo desses anos para o crescimento dos negócios foram geradas a partir de ideias de colaboradores. As mais recentes culminaram na criação das unidades de negócios Mercado Envios, voltada para logística e Mercado Backoffice, que oferece sistemas de gestão.

Mas como identificar um profissional empreendedor na hora da contratação? Claro que não se pode abrir mão do conhecimento técnico necessário, mas, aquilo que caracteriza um empreendedor nem sempre está descrito no currículo. É preciso uma entrevista atenta para identificar aspirações, postura e, principalmente, o característico brilho nos olhos.

E quando encontrar um profissional assim esteja preparado para contratá-lo e retê-lo! Para isso, invista em quem trabalha com você – além de benefícios e salário compatível com o cargo e competitivo com o mercado – é essencial oferecer um ambiente de trabalho agradável e aberto a ideias e novas iniciativas. Acredite; uma equipe comprometida e engajada faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.

Deixe um comentário: