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O funcionário em primeiro lugar

13 de novembro de 2016

Tom Peters é um dos maiores pensadores da empresa moderna, focado em excelência e performance e dotado de uma visão humanista, que ficou clara na palestra que ele deu na semana passada, em São Paulo. Com passagens por grandes consultoria e também pelo Pentágono, Peters começou o dia de encerramento do HSM Expo com a voz embargada pela emoção, inconformado com a vitória de Trump (para a presidência dos EUA) na noite anterior.

Uma noite terrível em São Paulo. “Esta foi uma das 4 piores noites de minha vida. Uma foi na guerra do Vietnã, outra foi a morte de minha mãe, outra foi quando quase morri numa cirurgia do coração, e finalmente, ontem a noite, com a vitória do Trump (para presidente dos EUA).”

Mudança de planos. “Indignado com a situação nos EUA, acordei as 2:30 e mudei totalmente a palestra de hoje, pois quero urgentemente falar de virtude. Sobre o que representa estar comprometido com a excelência, com as pessoas. Hoje eu preciso mais de vocês do que vocês de mim.”

Formação de Líderes. “O líder tem como trabalho formar equipes, portanto, ouvir é fundamental. Richard Branson – e eu nunca achei que ia citar ele como exemplo –  tem uma técnica muito interessante que é fazer anotação. Então, enquanto ele anota, ele ouve muito mais as pessoas.”

Estratégia x Cultura. “A frase é de Ed Schein, de 1988, mas válida: Cultura come estratégia no café da manhã. A estratégia é secundária, cultura é o que importa.”

Cuidar da equipe. “Qualquer treinador de futebol, qualquer manager, é obcecado por seus jogadores, por seu time. Tem que ser assim, é o foco de seu trabalho. O RH tem que tratar seus empregados como cliente. O melhor atendimento a clientes, depende do melhor atendimento dos funcionários recebem. Posso resumir com a seguinte frase: o primeiro cliente da empresa é o funcionário.”

O patrimônio da empresa. O verdadeiro patrimônio de uma empresa são seus líderes da linha de frente. No exército, se perder capitão ou general, tudo ok, não tem problema. Mas se perder sargentos e tenentes, estamos ferrados.  Não canso de afirmar, depois de tantos anos andando por empresas ai redor do mundo: as pessoas trabalham para os líderes, não para a empresa.”

Caminhar para administrar. “Tenho uma sigla para esta técnica de getão: MBWA – Managing By Wandering Around (administração caminhando por todo lado). Não adianta ficar sentado no escritório, é preciso estar na linha de frente. Se você não gosta de estar na linha de frente, falando com sua equipe, com seu cliente, com o caminhoneiro, vc tem que mudar de trabalho. Contato pessoal, com toda a equipe, é fundamental para o bom administrador.

TEM QUE CAMINHAR. Durante a grande crise de 2008, muitos cortaram funcionários nas lojas. Mas teve os que investiram em melhor treinamento e mais pessoal, e assim ganharam mercado da concorrência.”

Reconhecimento. “A maior ambição das pessoas é ser reconhecida, ser importante, e ser apreciado. Funcionários que não se sentem significativos, não contribuem significativamente. Simples assim. ”

Importante. “As 3 palavras mais importantes no vocabulário de qualquer pessoa, incluindo o dono da empresa:- o que VOCÊ acha? - OBRIGADO - DESCULPE”

Sobre Steve Jobs. “Trabalhei com Steve como consultor. Era um cretino (Steve Jobs was a jerk), era uma pessoa escrota (shitty human). Essa é a verdade. Não me importa que era um gênio, nem quantos celulares ele inventou.” O acordo: “No Brasil, assim como nos EUA, a grande maioria dos cidadãos trabalham para negócios – apenas uma pequena parte são funcionários públicos. Portanto as empresas estão com a responsabilidade de ajudar o desenvolvimento da civilidade, gentileza e demais valores da cidadania. Essa é minha sugestão. Vamos fazer um acordo?”

Ivan Primo Bornes – o fundador do Pastificio Primo – escreve toda semana no Blog do Empreendedor. Quer fazer uma pergunta ou comentário? Receber uma dica? Escreva para ivan.primo@pastificioprimo.com.br