Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

O Admirável Móvel Novo do Estúdio Gloria

30 de julho de 2018

Esta é a história da Karina, do André e da filha Serena, de 13 anos. Uma família de empreendedores de São Paulo, que mistura arte, design, arquitetura e reality show.

André Lima é publicitário e arquiteto. Karina Vargas é formada em moda e design de interiores. “Quando nos conhecemos, há 20 anos, a Karina já era formada em moda, e eu nem formado era… hahaha”, lembra André. Foi com ele que conversei na sede do Estúdio Gloria em Cotia, a 20 minutos de São Paulo, rodeado de móveis multicoloridos, objetos de design retrô e com vista para um jardim de árvores frutíferas com vasto horizonte. O astral do lugar é de absoluta paz e cantos de pássaros, o que combina bem com o vizinho templo Budista Tibetano Odsal Ling – um templo muito lindo e pouco conhecido do público (aberto a visitação aos sábados).

Como foi que vocês se conheceram?
Era 1998 e eu cursava publicidade na FAAP. Por indicação de um amigo comecei a trabalhar em um estúdio fotográfico sem saber nada do assunto. Eles atendiam uma grande conta de varejo e acabei sendo escalado para atender esse cliente como executivo de contas. Adivinha quem era a produtora? Sim, a Karina. Eu um garoto recém-saído das fraldas e ela um mulherão. Acabamos nos dando muito bem, mas eu achava que ela não era para o meu bico hahaha. No fim não desgrudamos mais um do outro. E estamos até hoje juntos :-)

Que época era aquela?
Era uma época muito boa para trabalhar com fotografia. Trabalhávamos muito, mas éramos bem remunerados. Tempos depois eu e a Karina abrimos o próprio estúdio e atendemos grandes contas por 11 anos, até 2009! Eu ainda sai por um tempo, trabalhei em agencias, tive uma produtora de trilha sonora, até voltar como sócio da Karina em 2005, quando a nossa filha Serena nasceu.

Passaram por algum perrengue? E como o superaram?
Foram vários. Mas em 2009 foi o maior, quando fechamos o estúdio de fotografia. Foi muito difícil, tivemos que nos reinventar depois de anos navegando em mar tranquilo. Foi quando decidimos nos dedicar de corpo e alma ao Estúdio Gloria, até então uma “brincadeira”.

Como o Estúdio Gloria veio a se transformar na grande referência estética que é?
A Karina acabou desenvolvendo uma verdadeira loucura por móveis antigos. Sabe gente que começa a resgatar animais abandonados e passa do ponto? Pois é, com ela acontece igual com móveis. Ela juntou centenas de móveis desde sempre. Acho que já sabia o que queria. Até que em 2007, quando ainda tínhamos o estúdio fotográfico, ela organizou um bazar em nossa casa em Cotia para vender alguns deles. Mas antes resolveu reformar todos usando cores e estampas. Sem saber, ela acabou ali criando um negócio e uma nova linguagem de mobiliário, a partir do reaproveitamento de móveis descartados. Aliás, é bom lembrar que nessa época aqui no Brasil móvel antigo era totalmente desvalorizado. Literalmente jogado em caçambas de lixo.

Se você pudesse dar uma dica a quem está começando agora, qual seria?
O mais importante é: tenha capital de giro hahahaha. Mas também paixão pelo ofício e muita persistência. Nós, mesmo sabendo do nosso propósito e amando o que estávamos criando, quase desistimos algumas vezes. Quando nada dá certo acho que é natural achar que estamos errados. Empreender é difícil. Escuto amigos falando em bônus e 13 salário e fico com um pouco de inveja hahaha, mas passa rápido.

A família tem um estilo de vida todo especial e único, parte vivendo no meio de projetos de arte, de design, e parte na frente das câmeras de uma reality show de sucesso.  Como é isso?
Acho que todas as dificuldades que passamos acabaram por transformar a família toda. Naturalmente fomos revendo valores. O meio de publicidade é fútil e tivemos que nos desprender de tudo. Ao mesmo tempo ficamos muito unidos, nós três. A Serena cresceu vendo nossa luta de empreendedores, não sei como ela vai lembrar dessa fase da vida dela, mas acho que será positivo. Quando recebemos a proposta de gravar o programa da GNT “Admirável Móvel Novo”, num formato de reality, abrimos nossa vida, somos uma família que trabalha junto e que temos uma linguagem estética própria.

A vida de vocês mudou muito depois da TV?
Quando essa história de programa começou não imaginávamos o que aconteceria. Não mudou muito. Não ficamos ricos (rs). Continuamos trabalhando até mais, porque a crise atingiu em cheio o mercado de decoração. Mas o programa só trouxe coisas boas e a energia das pessoas que gostam do programa e nos procuram é sempre muito bacana. É gostoso.

Quais os próximos projetos de vocês? Novas temporadas na TV?
Temos uma nova temporada gravada que estreia em agosto e vai até novembro (assistam no GNT!). Ideias não faltam. Nosso negócio foi se transformando e hoje estamos mais dedicados a projetos de decoração do que propriamente compra, reforma e venda de móveis como era no início. Incrível, mas tivemos que nos reinventar novamente!

Como é o trabalho além da TV?
É legal que com o programa recebemos convites para palestras, muita gente quer nos ouvir. Isso é incrível. E viajar é o que mais gostamos de fazer, porém nossa inspiração vem do Brasil mesmo. Amamos a Bahia, o Nordeste, e se existe algum plano é que se um dia conseguirmos nos aposentar é pra lá que vamos.

Como é a rotina de trabalho?
Não tem rotina hahahaha. Hoje em dia viajamos todo o Brasil. Amanhã, por exemplo, embarcamos todos para Itacaré para finalizar uma pousada de uns estrangeiros. Temos projetos e consultorias em andamento com restaurantes e hotéis. Escolhemos apenas projetos que nos empolguem. Queremos difundir nossa linguagem de decoração, um conceito que chamamos de Casas com Alma.

A propósito, não percam: sábado, 11 de agosto, vai acontecer um grande Bazar aberto ao público na enorme propriedade, onde estarão à venda grande parte do acervo, dos tesourinhos garimpados pelo casal em suas viagens pelo interior do Brasil. Mais informações www.estudiogloria.com.br.

Serviço:
www.estudiogloria.com.br
E-mail: contato@estudiogloria.com.br
Fone: (11) 4551-7889

Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br).