Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Empreendedora une o social e a gastronomia

12 de março de 2018

Beatriz Mansberger é o tipo de empreendedora que o Brasil precisa mais e mais.

Fez a educação básica na conceituada escola Waldorf onde, conforme ela diz em tom de brincadeira “a gente abraçava árvore e aprendia a fazer granola e pão.” Bia, como é chamada por todos, aos 7 anos se engajou no movimento escoteiro onde começou a praticar trabalho voluntário.

“Desde muito cedo percebi que minha realidade era muito diferente da maioria das pessoas do Brasil, e isso me machucava muito, mas também me motivava e me fez escolher o que queria fazer da vida.”

Foi assim que escolheu a formação em Gestão de Políticas Públicas pela USP e em 2015, aos 22 anos, iniciou um dos projetos sociais mais interessantes dos últimos tempos, chamado Chef Aprendiz.

“O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano e usa como principal ferramenta a gastronomia.”

A ideia inicial veio dos próprios jovens da comunidade de Paraisópolis, onde Beatriz já fazia trabalho voluntário com crianças.  Trabalhar com jovens era um novo tipo de desafio: “há muitos projetos para a infância, mas poucos projetos para jovens entre 16 e 18 anos, então muitas vezes o jovem fica num limbo.”

“Me disseram que queriam fazer um “Masterchef” e eu entendi naquele momento que eles queriam algo relacionado à gastronomia, e então comecei a desenhar um projeto que tivesse uma competição entre os participantes, com um processo de aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, relacionar um pouco dos conteúdos do ensino médio, como química, física, e tudo o que está relacionado com a cozinha. Ao final, os jurados oferecem vagas de primeiro emprego aos finalistas como premiação.”

Logo que o projeto ficou pronto, veio o desafio de conseguir dinheiro. “Uma amiga minha me falou de um tal de financiamento coletivo, e foi muito bacana, arrecadamos R$ 37 mil, que foi usado para pagar todo o material e os professores.”

A primeira edição do Chef Aprendiz foi realizada na comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Em 2016 foi a vez de Campo Limpo e, em 2017, a competição foi realizada no bairro do Glicério, no centro de São Paulo.

Tenho a enorme satisfação do Pastifício Primo ser um dos apoiadores do Chef Aprendiz, contratando jovens com excelente formação. Convido outros empresários da gastronomia a fazer contato com o projeto e abrir as portas (e as vagas) a estes jovens que chegam com muita vontade de trabalhar.

Contato Chef Aprendiz contato@chefaprendiz.com.br.

Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br)