Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Brasil X México: Faltou comportamento empreendedor

18 de junho de 2014

Marcelo Pimenta é professor de Inovação na ESPM

Nesse Brasil e México dessa terça-feira ensolarada alguém notou determinação nos jogadores em vencer? “Faltou faca nos dentes, brilho nos olhos, sangue na veia, jogar como se fosse um concurso de startups. Nem o técnico transmite isso” reclamou nas redes Geraldo Santos, responsável pela Demo Conference no Brasil, minutos após o término do jogo.

Concordei imediatamente. Tinha achado tudo muito morno, os jogadores batendo ponto, com seus salários garantidos, exibindo os novos penteados. Mas foi daí que o porteiro do meu ex-aluno Rogério Lisbôa completou o quebra-cabeça: “De que adianta eles pintarem o cabelo, usarem chuteiras que são mais de um ano do meu salário, o que eles tem que fazer é jogar bola e não fazem. Meu pai dizia que na época do Garrincha o pobre coitado não tinha um tostão no bolso mas dava gosto de ver o cara jogando”.

No jogo dos negócios não há espaço para empate. Quem joga pelo empate não consegue o lucro, que é fundamental para a inovação constante. É preciso jogar para vencer e não aceitar o zero a zero. Se a seleção praticasse as características do comportamento empreendedor, poderíamos esperar deles em campo:

Busca oportunidades e toma a iniciativa – O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.

Exige qualidade e eficiência – O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor ou mais rápido.

É persistente – Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.

É comprometido – O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

Alguém viu isso na seleção que jogou ontem no Castelão? Envio o link do Sebrae para que Felipão e sua turma conheçam, estudem e pratiquem as características do comportamento empreendedor – http://tinyurl.com/empreende .

Talvez na próxima segunda possamos ter em campo um time criativo para garantir a classificação contra Camarões.