Blog


Blog do Empreendedor
O cotidiano de empreendedores como você
Twitter Facebook Orkut
Aumentar texto Diminuir texto

Blog vai expor a rotina de pequenos empresários como você

30 de novembro de 2012

A rotina de quem está à frente de uma pequena empresa, ou prestes a criar uma, é permeada de desafios práticos. Da concepção do negócio ao seu pleno funcionamento existe um longo caminho a ser trilhado. Por isso, compartilhar as dores e alegrias desse processo é a proposta de um novo canal do Estadão PME.

Trata-se do Blog do Empreendedor, uma ferramenta que nasce com o objetivo de dividir experiências e tornar menos solitário o cotidiano do pequeno empresário. A proposta é abordar, a partir de dezembro, temas comuns para quem decide ser dono do próprio negócio.

Para viabilizar o projeto, o blog contará com um time formado por quatro pequenos e médios empreendedores, além de um especialista no universo do empreendedorismo. Diariamente, a equipe pretende escrever sobre como de fato é percorrer o trajeto rumo ao sucesso, assim como o de se aventurar pelo universo do empreendedorismo de forma inovadora.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

Dessa forma, as dúvidas, angústias, os erros e conquistas serão temas recorrentes abordados por gente que, como você, não encontra fórmulas prontas para criar estratégias e também resolver problemas.

Assim como o leitor-empreendedor, nosso time de colunistas é composto por profissionais que também precisam, muitas vezes, contar com a intuição para tomar decisões que impactam não só o futuro da empresa, mas também a sua vida pessoal e de seus funcionários.

Cada dia da semana, de segunda-feira à quinta-feira, um empresário postará sobre sua rotina de trabalho. Os colunistas serão Pedro Chiamulera, da ClearSale, empresa especializada em combater fraudes em compras na internet, Renato Steinberg, criador da rede social de moda Fashion.me, Juliana Motter, do ateliê Maria Brigadeiro, além de Adriane Silveira, responsável pela empresa Nanny Dog. Completa a equipe Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo mantido pelo Insper.

No papel de analista, o professor reunirá os principais temas expostos no decorrer da semana pelos empresários e apontará, sempre na sexta-feira, quais ensinamentos podem ser depreendidos daqueles relatos. A equipe inicial de colaboradores também será renovada periodicamente. Com isso, o leitor poderá ter acesso a setores e segmentos distintos.

“Ser empreendedor é ser um pouco como camicase. A gente fica perdido às vezes, não tem a quem perguntar o que fazer. A gente vai descobrindo e aprendendo no susto, com as surpresas e necessidades do negócio. Por isso, compartilhar essas histórias e um pouco da nossa rotina pode ajudar outras pessoas na mesma situação”, analisa Juliana Motter.

Para Pedro Chiamulera, ser empresário é sinônimo de administrar problemas, o que não deve impedir o sonho de abrir uma empresa. “Temos muitas dificuldades, mas é bem emocionante empreender”, afirma.

Quem vai participar:

Segunda-feira: Pedro Chiamulera
Fundador da ClearSale, empresa que combate fraudes na internet.

Terça-feira: Renato Steinberg
Ao lado do sócio, Flávio Pripas, ele criou o Fashion.me, primeira rede social de moda do mundo.

Quarta-feira: Juliana Motter
Ela criou um dos negócios mais originais do País atualmente, a loja Maria Brigadeiro.

Quinta-feira: Adriane Silveira
Ela começou faz pouco tempo a empreender. Mas a Nanny Dog ganhou espaço por conta do serviço de babá para cães que a empresária oferece aos interessados.

Sexta-feira: Marcelo Nakagawa
Ele atua como coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Ele será responsável pela análise dos assuntos mais comentados na semana pela equipe de empresários.

 

13 Comentários Comente também
  • 02/12/2012 - 22:49
    Enviado por: WILSON MOREIRA

    Esta sendo uma exelente oportunidade para o empreendedor . Ter uma melhor estrutura,
    Muito Obrigado

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/12/2012 - 09:00
    Enviado por: pedro roriz

    pessoal, legal a idéia. se estiverem buscando fontes de inspiração, o nytimes tem uma seção muito interessante sobre pequenos negócios e empreendedorismo. Lá, por exemplo, eles lançam uma questão da semana, relacionada ao problema de algum dos empresários discutidos naquele período, e o público em geral opina, sugere, resolve. Outra semana estavam discutindo como fazer uma senhora que fazia bolos em casa e contratava uma van que levava os produtos para os consumidores da cidade. No entanto, ela começou a receber pedidos de outras cidades e estados e não sabia como abordar a questão. várias pessoas ajudaram e, inclusive, um rapaz que tem uma transportadora fechou negócio com ela. é bem legal! dêem uma olhada.

    abraços

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/12/2012 - 09:26
    Enviado por: Daniel Fernandes

    Ola Pedro, obrigado pelo seu comentário. Eu conheço o espaço do NYT sobre empreendedorismo. Mas obrigado pela diga. Veja também o espaço que o Washington Post dedica aos empreendedores. Também é bem legal.

    abs

    Daniel Fernandes, editor do Estadão PME

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/12/2012 - 10:12
    Enviado por: Luiz Felipe Moraes

    Excelente iniciativa!
    Será uma troca muito interessante se os empresários eo especialista puderem interagir conosco, leitores, também.
    Sugiro o próprio espeça dos comentários.

    Grande abraço e vamos em frente!

    Luiz Felipe Moraes, Softland Sistemas
    @pensesoftland

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 04/12/2012 - 17:53
    Enviado por: Maria José - VerBOffice línguas estrangeiras

    Interessante a idéia, as palavras acabam ajudando um pouco.
    Ter um negócio próprio nem sempre é sinônimo de ter uma nova idéia, mas de abordar uma velha idéia de forma diferente como, eu acredito, é meu caso, numa “terra brasilis paulistana” qualhada de escolas de idiomas.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 04/12/2012 - 19:16
    Enviado por: Márcia Machado

    Adorei a ideia! Esse blog pode se transformar em um grande espaço de debates.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 04/12/2012 - 19:36
      Enviado por: Daniel Fernandes

      Márcia, que bom que você gostou; essa é a nossa ideia. Se tiver sugestões….

      Daniel Fernandes, editor Estadão PME

  • 10/12/2012 - 09:52
    Enviado por: Maurício

    Olá, construi um serviço web para o mercado imobiliário e resolvi testar o serviço.
    Em uma semana de divulgação precisei tirar o serviço
    do ar por não conseguir atender a demanda.
    Acontece que trabalho em uma grande empresa e estou em dúvida
    se posso largar tudo para empreender. Já percebi
    que não conseguirei atuar nas duas atividades e sem capital,
    precisaria contar com a rescisão para iniciar o negócio.
    Qual a sugestão de vocês?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2012 - 10:14
      Enviado por: Daniel Fernandes

      Algum dos nossos blogueiros se habilita a responder a dúvida do nosso leitor?

    • 10/12/2012 - 10:43
      Enviado por: Cristiane

      Olá Mauricio,
      atuo na área imobiliária e pretendo investir em um negócio próprio, se interessar conversar sobre a possibilidade , estou à disposição.
      Esse blog tem tudo p/ ser um sucesso!

  • 10/12/2012 - 14:10
    Enviado por: Rafael Bruno

    Seria legal abordar um tema para por exemplo, pessoas que já trabalham mas querem abrir um negócio próprio. Acho que a maioria deve querer isso.
    Obrigado!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 28/12/2012 - 15:31
    Enviado por: Janaise Carvalho

    Iniciei há três meses, um pequeno negócio informal. Deu certo, e estou prestes a realizar um grande sonho, ser empresária – de verdade. Colaboradores da empresa que eu – nós (meu esposo após seu trabalho como celetista, me ajudava à noite), se deslocava para a calçada, onde estou com a minha barraca, e começaram a comer meus lanches, a notícia se espalhou ainda mais, dentro da empresa, e fui chamada pelos gestores para uma reunião, e estou com a possibilidade de ingressar na lanchonete interna da empresa. Eu estou tão feliz. Ao invés de grandes planejamentos, métodos tradicionais para empreender, fui à prática e deixei de blá blá blá. Sem recursos para estruturar uma lanchonete, partir para a informalidade, com bastante coragem e humildade. Sou formada, morei em outro país, e nunca desistirei do meu sonho – seu uma empresária de sucesso. PARTICIPAR DO ESTADÃO MPE NAS REDES SOCIAIS, ME AJUDRÁ BASTANTE. BACANA. SUCESSO À TODOS!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 28/01/2013 - 19:43
    Enviado por: Alexandre

    Marcelo e Estadão Parabéns!!!!!

    Tive a oportunidade de trabalhar no Grupo Estado e ter aula com esse monstro do empreendedorismo.

    Um grande Abraço.

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário: