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A Califórnia dos sonhos

24 de setembro de 2018

Estou passando um tempo na Califórnia, curtindo a família e – claro! – pesquisando novidades da gastronomia e alguns modelos de negócios do Estado mais inovador dos Estados Unidos. É fundamental, para qualquer empreendedor, manter constante aprimoramento, aprendizado e curiosidade. Isso permite que o negócio se mantenha relevante e competitivo.

A Califórnia está na vanguarda no estilo de vida saudável e do orgânico. “Farm to table” (do campo à mesa, em tradução livre). O consumo de alimentos produzidos localmente estão em todo lugar.  A Califórnia é uma potência. E a gastronomia, é logico, gira em torno das pessoas que aqui transitam. Tudo isso misturado faz um caldo incrível onde buscar inspiração.

Para se ter uma ideia, os consumidores são pessoas que trabalham na linha de frente de negócios com a internet, ou mesmo as estrelas de Hollywood. Para citar apenas alguns exemplos. Em San Jose, próximo a San Francisco, estão as sedes do Google, da Apple, da Intel e de tantas outras empresas de tecnologia e startups. Em Los Angeles estão os estúdios de cinema, a indústria do entretenimento. Nos vales de Sonoma e Napa, estão os vinhedos. Além de algumas das melhores universidades dos EUA, centros de pesquisa, medicina, esportes, etc. Isso faz com que a gastronomia também tenha que acompanhar o nível de exigência e novidade para este público.

Quero destacar ainda outro assunto muito presente aqui: o respeito e a valorização do pequeno empreendedor. Visitando a cidade de Monterey, fui na (agora) famosa Cannery Row, onde funcionavam antigas fábricas de enlatados e que hoje é um local de turismo com muitos restaurantes premiados. Na praça central, uma estátua incrível em homenagem aos quatro empreendedores que iniciaram a “virada” nesse local decadente nos anos 1970, quando as fábricas estavam fechadas, e investiram de forma visionária nos restaurantes, ajudando a dar outro sentido a essa comunidade. Agora há hotéis 5 estrelas, um dos mais conceituados aquários do mundo, muito turismo e serviços. Os quatro empreendedores da gastronomia imortalizados no bronze são Ted Balestreri, George Zarounian, Hary Davidian, e Bert Cutino. Não conheço outro lugar do mundo onde donos de restaurante tenham sido homenageados em estátuas.

Em comparação, no Brasil os pequenos empreendedores são quase esquecidos e algumas vezes até mesmo hostilizados, apesar de todo o esforço que fazem para trazer prosperidade, inovação e civilidade. Fiquei pensando se o reconhecimento e valor que os americanos em geral – e os californianos em especial – dão aos empreendedores talvez ajude a explicar a riqueza desta sociedade.

Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br).