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A aprendizagem das aquisições no Franchising

21 de fevereiro de 2018

Interessante observar como todos estão surfando nas ondas de crescimento do franchising, fruto das aquisições de redes franqueadas.

As linguagens, as culturas, a forma e o meio são tão distintos que, há vezes em que todos os envolvidos devem se questionar o que estão fazendo juntos, porque decidiram se unir  e como foi que pareceu que tinham objetivos comuns?

Importante salientar que o Franchising, em sua grande maioria, é uma história de varejo que deu certo e se transformou em uma rede de negócios, ou seja, uma loja que virou 50, 100, 500 PDVs. Uma ou mais unidades de negócios de sucesso (loja, escola, clínica), que vendiam para o consumidor final, que permitiram a estruturação de uma empresa franqueadora que vende um negócio (franquia) para o empreendedor que virou franqueado.

Daí, um dia surge um banco ou um fundo de investimento que começa a sondar, fazer perguntas e propostas para comprar. Auditorias e due diligence fazem parte do processo e como os zeros à direita são muitos, não há franqueador que desista, por mais que o stress já role solto. O argumento é: “Bom que estamos arrumando a casa! Muito bom este processo! Show!”

Meses depois, assinam páginas e páginas e páginas de contratos para uns e agreements para outros. Champagne, saúde, cheers = metade em português, metade em inglês, mas por aqui tudo em reais e a real é que começam a aprender, a conviver e a entender que o mundo do franchising é feito de pessoas que tem verdadeiro commitment /comprometimento com as marcas que criaram e com os franqueados que as compraram. Todos tem expectativas muito comuns: crescer, vencer, acertar, serem os maiores e os melhores.

Me parece que, assim como o Franchising, fusão e aquisição é um casamento e tem que se saber onde estão entrando, quem estão escolhendo e porque. Esta deve ser a melhor pergunta a ser respondida: por que estou te escolhendo?

Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.